Medicina Dentária

Medicina Dentária

Reabilitação Próteses Fixa e Removível

A reabilitação oral pode ser feita de forma fixa ou removível, através de próteses. As próteses fixas, são dentes instalados de forma permanente. Estão apoiadas sobre implantes e representam a solução mais estável, duradoura, confortável e próxima daquilo que eram os seus dentes naturais. As próteses removíveis podem ser de acrílico ou esqueléticas, estão assentes na gengiva e/ou dentes que ainda possa ter, e podem ser retirados para limpeza. Ambas as soluções podem resolver a sua perca parcial ou total de dentes, e têm como objetivo melhorar a sua qualidade de vida, devolvendo lhe a função mastigatória, melhorar a estética e dicção.

Implantes dentários

São estruturas que são fixadas ao seu osso e que servem para substituir a raiz dos dentes perdidos. Têm por objetivo servir de pilar sólido, para que neles sejam aparafusados os dentes sobre a forma de coroas dentárias, próteses fixas ou dentaduras.

Os implantes permitem-lhe recuperar a sensação de dentes naturais, promovendo a estabilidade da mordida e prevenindo a perda óssea associada à ausência dentária, proporcionando um sorriso completo e confiante.

Ortodontia

A ortodontia dedica-se ao diagnóstico, prevenção e correção de problemas relacionados à má posição dos dentes e ossos maxilares.

O principal objetivo é proporcionar o alinhamento adequado entre os dentes, mas cada vez mais é que através da ortodontia podemos prevenir e resolver problemas como diminuir o índice de cáries, doenças periodontais, disfunções na articulação, ou desgastes exagerados dos dentes.

A ortodontia pode ser através dos aparelhos fixos convencionais ou auto ligáveis metálicos ou removíveis.

Ortodontia invisível

A ortodontia invisível é uma abordagem inovadora para a correção dos dentes, especialmente direcionada a adultos e profissionais que buscam uma opção estética discreta.

Utiliza alinhadores transparentes e removíveis para ajustar a posição dos dentes ao longo do tempo. São personalizados para cada paciente, muito confortáveis e praticamente imperceptíveis.

Endodontia

O objetivo principal da endodontia é preservar o dente através do tratamento da polpa, quando a cárie é muito profunda, quando há lesões traumáticas ou outras infeções que atingem a polpa. É crucial para salvar dentes que, de outra forma, poderiam ser perdidos.

Dentisteria

É a restauração ou reconstrução dos dentes danificados por cáries, fraturas ou outros tipos de lesões. Através de soluções estéticas, tem como objetivo corrigir o formato ou tamanho dos dentes.

Oclusão e Dor

É a co-relação entre os dentes superiores e inferiores durante e após o encerramento da boca. Uma oclusão adequada é crucial para a estabilidade dos dentes e saúde da sua articulação temporomandibular.

Problemas na oclusão podem levar a complicações como desgaste dos dentes, trauma ósseo e gengival, e disfunções na articulação, que muitas das vezes culminam em dores musculares na face, cabeça, pescoço ou dificuldade de abertura da boca.

Periodontologia

Trata as doenças dos tecidos que estão ao redor dos dentes, tais como gengivas, osso alveolar e ligamento periodontal. O seu principal objetivo é preservar a saúde destes tecidos que sustentam os dentes, a fim de prevenir ou tratar condições como gengivite (sangramento gengival) e periodontite (perca de osso).

Odontopediatria

Sabia que a primeira consulta pode ser mesmo ainda antes de os primeiros dentes terem nascido?

A promoção de hábitos de higiene oral adequados, prevenção de cáries, tratamento de problemas dentários comuns em crianças e jovens adolescentes, e a criação de uma experiência positiva para os jovens pacientes, são alguns dos procedimentos da odontopediatria.